Publicado por: marianamedina | outubro 5, 2007

Hipermídia… o que é isso?

Já imaginou um lugar onde você lida de maneira simultânea com textos, imagens, vídeos, sons… e quem sabe até cheiros e texturas… ainda tendo a oportunidade de “brincar” com eles, modificando-os, reorganizando-os, enfim, interagindo com eles? Bom… isso é hipermídia.

O conceito é bastante complexo porque tem muitas interpretações. Para não ficar no achismo e na imaginação, apresento a definição de um autor com vasta experiência no assunto.

image1.jpg

De acordo com Vicente Gosciola, hipermídia é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja seqüência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário”.

Ainda este autor afirma que a hipermídia é o meio e a linguagem das “novas mídias”, às quais pertencem a internet, os jogos de computador, o cinema interativo, o vídeo interativo, a TV interativa, as instalações informatizadas interativas e os sistemas de comunicação funcionais, entre outros e suas respectivas interfaces.

Também há autores que usam o conceito de hipermídia quase como um sinônimo de outros conceitos relacionados como hipertexto e multimídia, mas essas são questões que devemos abordar mais adiante. Até agora, vale ressaltar que a característica máxima que deve diferenciar a hipermídia desses outros conceitos é o alto nível de interatividade permitido ao usuário.

Para quem quer saber mais sobre assunto, recomendo ler a entrevista do professor Gosciola ao jornal Folha de São Paulo.

About these ads

Responses

  1. [...] De acordo com a Autora Lúcia Santaella a Hipermídia possue algumas características mais importantes, são elas: (a) a hibridização de linguagens, [...]

  2. O que é uma Hipermídia Educacional? É igual a um software educacional? Como as ferramentas de uma Plataforma de Aprendizagem(por exemplo Moodle) podem gerar hipermídias educacionais e potencializar a comunicação?

  3. Olá, parabéns, pelo site bem esclarecedor, gostei Anete Martins

  4. Interessante o artigo…eu sou acadêmico de Artes Plásticas de um curso à distância da Universidade Federal do Amazonas…E estamos debatendo exatamente o tema, mas ele voltado para as artes plásticas, irei usá-lo com uma das minhas referênicas…

  5. muito manero

  6. [...] reorganizando-os, enfim, interagindo com eles?”, indaga a estudante Mariana Medina, em seu blog, cogitando as grandes possibilidades e benefícios trazidos pela [...]

  7. Obrigado Vicente Gosciola

  8. [...] O conceito de hipermídia é amplo. O verdadeiro desafio é distribuir conteúdo em um site de forma organizada e prática, para que a interação aconteça e o usuário sempre se encontre no emaranhado de informações disponíveis. [...]

  9. [...] – Nós vivemos num mundo de hipermídia, onde não temos mais o monopólio sobre a atenção do leitor. Acho que há um papel para a mídia [...]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: