Publicado por: marianamedina | outubro 6, 2007

Semana de Ciência e Tecnologia no Amazonas

Hoje foi o último dia da IV Semana de Ciência e Tecnologia no Amazonas, evento que aconteceu no Studio 5, em Manaus, desde a última segunda-feira (01). Fui dar uma olhada e a primeira coisa que notei foi o pequeno número de stands dedicados à tecnologia em relação aos de ciências em geral… mas realmente prefiro não entrar nessa questão. Hoje quero ressaltar a oportunidade que tive de conhecer projetos tecnológicos interessantes e que foram desenvolvidos aqui na região. Três deles me chamaram a atenção e contribuem para as nossas reflexões sobre hipermídia:

  • Um sistema de monitoramento de linhas de produção com tecnologia GSM;
  • Sistema de reconhecimento de fala – ASR (Automatic Speech Recognition);
  • E um setup box para TV Digital.

O primeiro projeto foi desenvolvido por alunos de três cursos de tecnologia da Fucapi: informática, eletrônica e telecomunicações. O sistema trabalha com tecnologia GSM e por isso é capaz de enviar uma mensagem em tempo real ao celular do técnico/engenheiro responsável por determinada área da linha de produção, quando esta apresenta falhas.

Foi um exemplo interessante de como as tecnologias de informação estão cada vez mais presentes na vida do ser humano oferecendo uma infinidade de aplicações.

Os outros dois projetos são de autoria do Instituto Gênius, especializado em pesquisa e desenvolvimento. É importante destacar a grande novidade do sistema de reconhecimento de fala. Ele não foi desenvolvido apenas para reconhecer a voz humana e mas também a “fala” humana. Ou seja, o sistema realmente “entende” as palavras do usuário.

Para que isto fosse possível, foi necessário criar uma gigantesca base de dados lingüísticos (que ainda continua sendo atualizada) que reúne não só palavras, mas também sotaques e vícios de linguagem recolhidos em todo o Brasil. O sistema é aplicável em segurança doméstica, automóveis, eletrodomésticos, etc. Outro grande exemplo de para onde caminhamos…

O terceiro projeto está mais próximo da nossa área de comunicação. É a criação de um protótipo de setup box, aparelho responsável pela decodificação do sinal de TV digital. A grande marca do projeto é que foi desenvolvido aqui na região. Infelizmente, não foi possível ter uma demonstração da grande novidade que a TV digital promete trazer: a interatividade.

O responsável pelo projeto me disse que ainda está sendo desenvolvido o chamado “canal de retorno” que possibilita exatamente essa tal de interatividade para o usuário, opa! ou telespectador? ficou a dúvida agora… como seremos chamados os consumidores de TV digital quando esta se estabeleça definitivamente no mercado com todas as suas possibilidades? afinal de contas… já não seremos mais meros “telespectadores”!

Links relacionados

http://www.sect.am.gov.br/noticia.php?xcod=4043


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: